
2021: CUBS 10 YEARS
A nova arte CUBS: inspirações e transgressões
As inspirações na criação da arte de Ana Mendina para CUBS. Por Alexandre Trindade.

CUBS está de cara nova. Ao invés de um logo, agora temos arte. Ao invés de um brasão, como os dos tradicionais Colleges de Cambridge, temos uma representação da nossa terra e dos nossos povos originários. Ao invés de uma imagem digital e vetorizada, temos textura da tinta sobre a tela. A nova arte CUBS transgride ao extrapolar limites dominantes, nasce como um símbolo para a instigação permanente, e representa nosso compromisso em decolonizar espaços.
A arte criada por Ana Mendina especialmente para CUBS, foi pensada para que suas cores e cada um de seus elementos expressassem quem somos, em origem e tradição. Também, carrega nossa missão de tornar a cultura brasileira presente e vistosa nesse espaço acadêmico que é referência global e histórica na formação humana e no desenvolvimento de conhecimentos.
Num primeiro olhar, a arte inspira a pensar na roda do conhecimento, que está sempre a girar. Como uma roda do leme, ela gira para nos levar a desbravar lugares, perspectivas de vida e conquistas. Movidas por penas da arara azul, buscamos giros suaves, mas contínuos e persistentes. Nessa metáfora, o conhecimento é a chave capaz de girar esse mecanismo da sabedoria. Enquanto a universidade proporciona o ambiente e cria as condições para a construção do conhecimento, é o estudante quem o transforma e, no diálogo com o mundo, gira o mecanismo da sabedoria tornando-o virtuoso e próspero.
Na arte, as cores são plurais e diversas, como os espaços que aspiramos promover. O verde, nossa floresta, nossa terra, nossa natureza. Amarelo é o sol, branco a igualdade, e as penas da arara azul são sabedoria e liberdade. O vermelho são os nossos povos originários.
“Eu sempre falei que o Brasil é bem vermelho. O brasileiro é vermelho. Depois entram as outras cores de outras culturas que nos fizeram novos brasileiros. Mas o brasileiro mesmo, o povo da terra, ele é pintado de urucum. Então, um dos primeiros elementos que eu penso quando eu pinto, que está faltando na nossa bandeira, é o vermelho. É esse reconhecimento dos povos da terra.”
Ana Mendina

As linhas pretas no círculo central são inspiradas em iconografias indígenas, que marcam a identidade de cada povo indígena e sua cultura. Com o cuidado de inspirar sem apropriar, a arte CUBS traz linhas que representam caminhos que se encontram em um círculo comum, promovendo reunião e comunhão.
Numa forma de desafiar a ideia dos brasões tradicionais e imperialistas, nas suas formas fechadas e limitadas, a arte CUBS tem penas de arara azul que escapam. Elas rompem barreiras e limites que são impostos. Nesse sentido, referenciamos e exaltamos todos aqueles conhecimentos subversivos, capazes de transformar e transcender o conservadorismo limitante e, muitas vezes, dominador.
A nova arte CUBS é uma celebração e uma homenagem a esse Brasil que nos orgulha. É uma forma de materializar quem somos e o que trazemos ao chegarmos em Cambridge. Representa nosso desejo de deixar como legado as reflexões alcançadas durante os ciclos de aprendizagem construídos aqui.
A Sociedade Brasileira da Universidade de Cambridge (CUBS) está comemorando 10 anos. Quer se juntar ou saber o que está acontecendo? Clique aqui.
CUBS é uma sociedade organizada por estudantes brasileiros da Universidade de Cambridge que tem como objetivos:
- Trazer um pouco da nossa cultura brasileira para a Universidade e Cambridge;
- Socializar através de eventos que promovam cultura e debates;
- Desenvolver parcerias que visem colaborar com instituições brasileiras e britânicas;
- Dar as boas-vindas aos recém-chegados em Cambridge e ser uma fonte de informação para todos os estudantes brasileiros sobre a vida no Reino Unido e na Universidade.
Inscreva-se agora na nossa lista de e-mails para saber mais sobre as próximas atividades e eventos CUBS. Se você deseja se tornar um membro, preencha este formulário.
Saiba mais sobre CUBS em Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e no nosso novo canal Youtube. Se você tiver alguma dúvida, por favor entre em contato aqui.